terça-feira, 21 de maio de 2024

Porquê de trapos e não de porcelana?!

Já não é a primeira vez (e provavelmente não vai ser a última) que alguém me pergunta o porquê de eu ter escolhido o nome "Pequena Boneca de TraposPequena Boneca de Trapos". Afinal porque é que alguém escolheria os trapos se existe a porcelana?

Os trapos podem ser rudes, rudimentares, básicos e simples, são peças sem glamour e muitas vezes o recurso mais simplista. Por outro lado, a porcelana é algo chique, elaborado, trabalhado ou até mesmo polido. A porcelana é detalhada e delicada.

As diferenças são muitas entre o elegante e o básico, o glamoroso e o acessível, mas devo então explicar porque motivo sou de trapos e não de porcelana: 

Ser boneca, todas somos, se por um lado, todas nascemos de porcelana a verdade é que em algum momento vamos partir, podemos ser restauradas, mas nunca será a mesma coisa.
Ser de trapos, não faz com que a boneca seja menos valiosa, muito pelo contrário, as bonecas de trapos são flexíveis e adaptam-se. Basicamente a boneca de trapos é uma boneca de porcelana que se transformou e hoje não parte.

Ser de trapos quer dizer que cresci e que cada trapo, faz de mim aquilo que eu sou hoje. Já fui mal tratada, já fui bem tratada, já tive que ser cozida vezes e vezes sem conta e como qualquer boneca, já fui peça de vitrina e já fui um brinquedo nas mãos erradas.

Mas a boneca de trapos pode ser cozida, se ela perder um dos seus trapos, por muita falta que eles lhe possam fazer, podem ser sempre substituídos.
Para mim, as bonecas de trapos tem mais conteúdo, são mais reais e consistentes.



8 comentários:

  1. Cai-se, mas encontra-se sempre uma maneira de nos levantar e recomeçar... Ás vezes, é muito doloroso...
    Texto interessante...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, sim, é doloroso, mas a longo prazo vale a pena!

      Eliminar
  2. Eu adorei esse blog! Espero vir visitar muitas vezes!!! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico mesmo muito feliz por saber que gostaste!

      Eliminar
  3. Interessante reflexão.
    Gostei muito do seu novo blogue e já aqui estou seguindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi querida, cá estou admirando sua boneca de trapos, adorei a comparação entre as bonecas...A de porcelana é sempre muito sensível, ao passo que a de trapos resite a todas as interpéries!!!
    Um grande abraço!! :))))))

    ResponderEliminar