quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O dia-a-dia das patudas cá de casa

Engana-se quem pensa que ter animais de estimação não tem uma rotina. A verdade é que os animais adaptam-se às rotinas dos donos e criam as suas próprias rotinas.

O dia-a-dia das patudas cá de casa

Pequeno-Almoço

A Egas acorda assim que eu me levanto, mas a Becas só se apresenta , já quando estamos a tomar o pequeno-almoço. É certo que desde o pequeno-almoço até sair de casa, elas vão ficar comigo enquanto me organizo para sair, depois de sair de casa, voltam a dormir uma grande parte da manhã, apesar de terem sempre companhia em casa.

A Becas é a sombra do meu pai

Se o meu estiver em casa (o que é bastante frequente uma vez que ele já está reformado), é certo que a Becas vai passar o seu dia à volta dele. Se ele estiver a dormir, ela vai dormir com ele, se ele andar pela casa a fazer alguma coisa ela vai andar atrás dele, se ele se sentar no computador, ela senta-se ao lado dele. Por isso, como podem ver, a rotina da Becas gira em torno da rotina do meu pai (nunca percebemos porque motivo mas sempre foi assim).
A Egas faz exatamente a mesma coisa, mas com a minha mãe. Se a minha mãe estiver no computador, ela vai-se deitar à beira dela, se a minha mãe estiver a arrumar uma divisão, lá está a gata de novo... Todos os dias é assim...

Brincar

Sem dia dia ou hora marcada, as duas começam a brincar uma com a outra, ora correm, ora saltam... Por vezes fingem que se mordem, e passam ainda algum tempo nestas brincadeiras.

A cozinha é um templo

Assim que começa a existir movimento na cozinha elas surgem (seja onde for que estejam) e senta-se a olhar para nós, claro que não estão a olhar por nós, mas sim para qualquer pedaço de comida que possa cair... Mas pronto perceberam a ideia.

Sesta

Nem a Egas nem a Becas dispensa a sesta depois do almoço, cada uma no seu canto (a Egas com a minha mãe, a Becas com o meu pai), dormem uma grande parte da tarde, mas também se divertem a fazer algumas asneiras, ou a brincar sozinhas ou entre si. Não é de admirar que elas estejam cheias de energia quando chego a casa.

Depois de eu chegar esta na hora de as encher de mimos e de brincar um pouco, geralmente enquanto ajudo a fazer o jantar elas estão pela cozinha a fazer-me companhia (só que não), e lá vão brincando entre si.
Enquanto eu e a minha mãe arrumamos a cozinha é muito usual encontrarmos as duas sentadas à mesa à espera de algo (nunca soube o que era). Só quando acabamos de arrumar é que a gata vai para a beira da minha mãe mais um pouco, e claro a Becas vai para a beira do meu pai (quem diria).
A Egas dorme sempre comigo ou no meu quarto, já a Becas (quem diria), dorme com os meus pais, contudo de vez em quando ela vem dormir comigo, mas geralmente só acontece quando os meus pais estão a ressonar de mais para o gosto dela! (quem diria também).

Relativamente a outras rotinas, é importante que os outros donos de animais percebam que eles estão habituados a seguir padrões, por exemplo:
- A Becas vai sempre lá fora (temos a sorte de ter um pátio grande para ela correr e fazer as suas necessidades), de manhã cedo quando eu saio para o trabalho, de tarde (antes da sesta) e à noite logo após o jantar. Tem dias que ela prefere passar mais tempo lá fora, mas como devem imaginar depende muito do clima.
- A Egas pede para ir ao terraço (o terraço é fechado para ela não fugir) todos os dias de manhã mal acorda, e à noite. Se o clima for favorável ela passa mais tempo lá for, mas se estiver frio ela só vai mesmo quando está aflita.
- Tanto a Becas como a Egas tem uma dose diária de alimentação (não contam os petiscos que os meus pais lhes vão dando ao longo do dia), a Becas come sempre antes das nossas refeições, e se sentir fome ela pede a comida antes abanando o prato. A Egas gere a sua própria ração, encho o prato dela de manhã e às vezes a meio da noite dou conta de ela ir comer o que sobrou.





Sem comentários:

Enviar um comentário