quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Curiosidades sobre as celebrações do ano novo chinês

Estão quase a começar as celebrações no ano novo chinês, e por isso, não poderia deixar de partilhar contigo, algumas informações, sobre uma das datas mais importantes do calendário chinês.
Conhecido como o ano novo lunar chinês, esta celebração não tem uma data fixa, pois é determinada pelo calendário lunar, por isso as celebrações podem ocorrer em janeiro ou em fevereiro, durando 15 dias nos quais são feitos vários rituais e cumpridas várias tradições.

Curiosidades sobre as celebrações do ano novo chinês


Cores como o amarelo, o roxo e o dourado são as cores que estão associadas a estas celebrações, mas sem dúvida alguma que o vermelho, é a cor predominante, tendo todo o destaque. O vermelho simboliza o movimento, a transformação e a vida, e por isso é usual que as mulheres usem vestidos destas cores. Também as lanternas que se colocam nas portas durante os 15 dias de festa são vermelhas.
Existe também a tradição de lançar fogo de artificio, pois dizem que este vai afugentar os maus espíritos. Na noite da véspera as famílias reúnem-se para um jantar que irá encerrar o ano e abrir as portas para o novo, nesta refeição pensada com todo o cuidado, não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe que representa o dinheiro, as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte, o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces, como seria de esperar, são servidos em bandejas ou pratos vermelhos.

A tradição ainda diz que, no primeiro dia do ano a matriarca da casa (habitualmente a avó, ou bisavó), deve presentear as crianças e os solteiros da casa com um envelope vermelho que deverá conter dinheiro. Contudo, em algumas zonas da China, este envelope vermelho é oferecido pelo avô ou bisavô, mas só deve ser aberto no primeiro dia do ano.

Rituais do ano novo chinês:


1º Dia
São realizados festejos para dar as boas vindas aos deuses do céu e da terra. Neste dia as pessoas evitam comer carne, pois acreditam que assim, estão a atrair uma vida longa e feliz.

2º Dia
Neste dia, os chineses rezam aos deuses e aos seus antepassados.

3º e 4º Dia
Celebração dos genros. Neste dia os genros prestam homenagem aos sogros e os filhos aos pais.

6º Dia
Neste dia, família e amigos reúnem-se para visitar templos, para rezar, e pedir saúde e fortuna aos deuses.

7º Dia
No 7º dia do ano novo chinês, é celebrado o nascimento de todos os seres humanos. É também o dia dos agricultores, fazem uma bebida composta por sete cereais para celebrar. Comem noodles, que simbolizam a longevidade, e peixe, que representa o sucesso.

8º Dia
Este dia, é dedicado também a reunir a família e os amigos para se rezar ao Deus do Céu.

9º Dia
Fazem-se rezas e oferendas ao imperador Jade.

10º, 11º e 12º Dia
É usual convidarem-se os amigos e a família para jantares.

13º Dia
Neste dia, os chineses purificam o organismo comendo apenas arroz choi.

14º Dia
Preparação para o festival das lanternas.

15º Dia
Esta é, a primeira noite de Lua Cheia, as pessoas saem à rua com as suas lanternas coloridas e celebram, nas ruas, com as pessoas queridas.

Confesso que fiquei admirada com todo o processo que existe à volta das famosas celebrações de ano novo chinesas.


Sem comentários:

Enviar um comentário