Para mim, os meses de setembro e janeiro sempre estiveram associados a recomeços. Por isso sempre os encarei como uma nova etapa da minha vida, e ano após ano comecei a criar os meus rituais, desde organização da agenda, arrumações profundas, e até mesmo as minhas férias.
Dito isto, não é de estranhar que mesmo já não andando na escola/faculdade, ainda tenha este hábito (ou será melhor dizer: tradição?!), de me preparar para recomeçar uma nova fase da minha vida.
Este ano, que está a ser bastante atípico vai ter um pequeno twiste no que diz respeito ao planeamento, mas nem por isso já começo a pensar na nova estação, nas roupas de inverno que preciso de tirar do armário, e a claro, sacar das minhas botas/chinelo de pelo quentinho (fluffy slipper boots) que tanto adoro.
Seja como for, e antes de começar a divagar sobre a minha preferência relativamente ao calçado de inverno, devo voltar ao assunto que me trouxe aqui: o regresso às aulas.
Este ano, tenho sentido uma estranha nostalgia em relação aos meus tempos de escola (entenda-se escola secundária), por algum motivo, tenho-me lembrado das amizades que tinha naquela época, das brincadeiras, de todo o contexto associado aos tempos de escola que muitas vezes nos fazem sorrir.
Que tipo de estudante era eu?
Devo dizer que nunca fui uma aluna exemplar, mas também nunca fui má aluna. Em mim, sempre existiu um certo equilíbrio entre as disciplinas em que era realmente boa, e aquelas, onde eu apenas tentava sobreviver. Felizmente eram mais as disciplinas onde me destacava pela positiva do que pela negativa e esta constância permitiu-me usufruir de algumas vantagens junto dos meus pais, entre elas a possibilidade de faltar às aulas.
Como assim, faltar às aulas?
Eu sei que esta afirmação pode parecer muito controversa, aliás eu até fiz um vídeo para o canal do youtube onde explico da melhor maneira o conceito do ponto de vista da organização e da responsabilidade, mas basicamente, eu tinha uma espécie de "trato" com os meus pais, em que eles me permitiam (e justificam as faltas), às disciplinas em que eu era boa, desde que as notas não baixassem. Em compensação, eu tinha que manter, ou melhorar, as notas daquelas duas ou três disciplinas em que não era assim tão boa.
Consigo imaginar o choque no rosto de muitas pessoas, mas antes de julgarem, deixem que vos diga que a ideia é bastante interessante, até porque, temos que analisar algumas premissas que vos podem ajudar a compreender o sucesso desta abordagem:
1.° O ensino em Portugal
Não digo que o ensino em Portugal não seja bom, muito pelo contrário, porém os métodos de ensino (pelo menos no meu tempo de escola), eram quase sempre enfadonhos e aborrecidos, muitas vezes lecionado, por professores sem competência para tal. No vídeo, eu falo de um caso em particular que aconteceu comigo, onde explico que no 12º ano, eu fui raramente a uma aula de português, pelo simples facto de que a professora, não sabia explicar, não dominava a matéria e muito menos conquistava a atenção dos alunos. Como é possível imaginar, isto deixava-me bastante frustrada e provavelmente se me continuassem a obrigar a ir às aulas eu teria possivelmente criado alguma aversão à disciplina que até aquele dia era a minha favorita. Ou seja, os nossos métodos de ensino são apenas feitos para debitar as informações e raramente feitos a pensar em como cativar e fazer os alunos gostarem realmente de um determinado tema ou disciplina.
2.º Aproveitar o tempo vs criar responsabilidade
Nem sempre quando faltava às aulas era para ir para o café, ou para ficar em casa sem fazer nada. Na verdade, eu aproveitava esse tempo para aprender coisas novas. Eu sabia que se não estava na aula, eu teria que estudar aquela matéria, como tal, aprendi a gerir o meu tempo de estudo de forma eficiente e acima de tudo produtiva.
Além disso, tratando-se de uma disciplina que, de forma natural, exigia-me menos tempo de estudo, muitas vezes, as horas em que não "estava fechada na sala de aula", permitiam-me estudar para outras disciplinas.
Não quero com este post criar um movimento de defesa para os estudantes faltarem às aulas, tenho consciência que esta abordagem é bastante fora do comum, e possivelmente não funcionaria com a maioria dos estudantes, contudo poderá ser uma solução a ter em conta na hora de compreender as necessidades particulares de cada aluno!
Dito isto, vou só ali enviar o meu relatório de estágio da minha pós-graduação e celebrar comprando umas botinhas/chinelo (women's fluffy slippers) para a próxima estação.
Esta publicação foi patrocionada
Ah, muito bem. Esse conceito de faltar a umas aulas, para estudar para outras disciplinas mais necessárias, até que não é descabido.
ResponderEliminarE essas pantufinhas são muito agradáveis.
Beijinhos.
Muito obrigada pelo feedback!
EliminarA gente sempre tem uma disciplina ou duas que não gosta, a minha era matemática, fui pra recuperação uma vez. As matérias que a gente gosta já indicam um caminho profissional. Nunca fui de faltar, mas entendo o seu ponto de vista.(´▽`ʃ♡ƪ) Beijos!
ResponderEliminarObrigada pela partilha!
EliminarYo odiaba matemáticas en la escuela. Te ves muy linda y ten un buen fin de semana. Te mando un beso.
ResponderEliminarObrigada :)
EliminarIsabel, yo era una estudiante promedio pero en matemáticas era lo peor, lo que mas me gustaba era Biología y geografía, en esas era la mejor.
ResponderEliminarCariños bella niña y besos, que tengas un hermoso día
Obrigada!
EliminarOlá, tudo bem?
ResponderEliminarAchei interessante esse trato que você fez com seus pais, acho que faz sentido. Um mal professor pode nos proporcionar uma experiência bem ruim de qualquer matéria mas um bom professor, nos faz querer aprender mais e mais.
gostei muito do seu texto.
Concordo plenamente!
EliminarOlá, Isabel
ResponderEliminarMudam-se os tempos mudam-se as vontades. Nada é como era antes. Então no meu tempo...nem vale a pena dizer nada.
Hoje, é bem diferente. Umas coisas melhores outras piores.
Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
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Sim, o método de ensino tem mudado, mas não sei se evoluiu de verdade!
EliminarGreat blog
ResponderEliminarThanks!
EliminarGreat blog
ResponderEliminarInteressante a tua reflexão sobre como era o teu regresso às aulas e a gestão do teu tempo, faltando a algumas disciplinas preferindo estudar depois.
ResponderEliminarEstou como o Mário, no meu tempo faltar era impensável.
Adorei as botas/chinelo, que lindas.
Beijinhos
Entendo perfeitamente! Felizmente algumas coisas mudaram (seja para melhor ou para pior, dependendo do ponto de vista)
EliminarEu não era muito de faltar aula, e apesar das notas altas, a reclamação era sempre a mesma de que eu falava muito. Com o tempo aprendi a canalizar essa 'falação', que na verdade era o mesmo tédio que você enfrentava em algumas aulas, à escrita. Eu ficava em silêncio a aula toda, mas não necessariamente estava prestando atenção. Ainda assim, conseguia manter minhas notas altas (exceto matemática.. XD)
ResponderEliminarAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Muito obrigada pela tua partilha! Também parece ter sido uma boa solução!
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