quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O que tenho andado a ler...

Apesar do tempo escasso e de todo o stress que fez parte da minha vida desde janeiro, a verdade é que tenho conseguido manter a minha meta de ler um livro por mês.

Eu sei que um livro por mês é pouco, mas tendo em conta a vida agitada que tive até à semana passada, considerei um bom desafio e senti-me verdadeiramente satisfeita com os resultados.

Ora bem, vejamos como correu até agora:


A Criada - Freida McFadden

Este livro foi uma prenda de natal, que como não podia deixar de ser, eu adorei (adoro sempre livros e é sempre uma prenda que nunca falha). Além disso, a autora e este livro, andavam a ser muito falados, o que me deixou com ainda mais curiosidade. Posso dizer que o livro não me desiludiu.


Encontro com o Destino - Lesley Pearse

Sou fã das obras de Lesley Pearse, e mais uma vez não fiquei desiludida (apesar de já estar muito familiarizada com as histórias e reviravoltas do enredo), de qualquer forma, gosto bastante das heroínas que ela cria e gosto deste tipo de leitura para momentos mais relaxantes.


Terror na Rússia - Alexander Litvinenko e Yuri Felshtinsky

Apesar de ser uma obra bastante curiosa (principalmente pelos momentos em que vivemos), devo confessar que a considerei um pouco pesada de ler, uma vez que se tratando de um relato jornalístico muito complexo e denso. Contudo, recomendo plenamente para as pessoas que gostam deste tipo de obras e que, acima de tudo, pretendem compreender as organizações russas e a maneira como elas operam.


Viciado - Matt Richtel

Num mundo em que todos nós já somos dependentes do computador, existe alguém que decidiu tornar, de uma certa forma, os conteúdos dos anúncios viciantes... Pois bem, esta é a premissa desta obra, escrita antes mesmo de existir toda a loucura das redes sociais, e dos algoritmos de pesquisa para nos apresentarem anúncios. Uma obra fictícia, porém, tão perto da nossa realidade que até assusta um pouco!


Tempo para amar - Danielle Steel

Não morro de amor por romance daqueles lamechas e quando me ofereceram este livro, eu pensei mesmo que não ia achar grande piada à história, mas posso já garanti que estava completamente errada. Um romance bem construído, mas acima de tudo com personagens bem realistas (com qualidades e muitos defeitos), o que nos faz sentir humanos e perceber que mesmo os “heróis” dos livros, também são humanos!


Uma Chamada do céu - Mitch Albom

Esta obra apresenta-nos um conceito que vai desde a realidade nua e crua, até à crença extrema das pessoas e sobre aquilo que ela fariam para ouvir novamente as pessoas que tanto amavam. Uma excelente reflexão sobre como as pessoas, se podem tornar irracionais, para garantir a sua felicidade, mesmo quando nada faz sentido.


À procura de Nouf - Zoë Ferraris

Nos últimos anos tenho lido várias obras sobre a cultura islâmica e sobre como as mulheres vivem. Esta obra, apesar de não nos trazer uma mulher sofredora, que sofreu as penalizações de uma sociedade machista, traz-nos um cadáver, de uma jovem que, após perecer, trouxe ao de cima várias questões sobre a diferença entre as culturas ocidentais e orientais.


Entretanto, optei por deixar de fora as leituras de agosto e setembro, mas estou bastante satisfeita porque estando ainda no mês 9, já contabilizei 10 livros, o que me faz estar com uma leitura de avanço relativamente aos meus objetivos.


Também partilhei recentemente uma sondagem no instagram, onde pedi aos meus seguidores sugestões de livros para “rechear” a minha biblioteca, e claro, ler em breve, como tal, gostaria muito de conhecer as vossas sugestões nos comentários.

22 comentários:

  1. Oi Isabel! Você acredita que esses dias eu tava conversando justamente com um pessoal sobre essa noção de que ler um livro por mês é pouco? Quem disse isso??? Um livro por mês numa rotina corrida é muita coisa! Essa é a minha meta literária, tem meses que consigo ler dois ou três, mas por norma é um só e tá ótimo! A gente acabou normalizando ler em quantidade e esquecemos que existem rotinas que não permitem isso. Fico feliz que você esteja conseguindo administrar o caos da vida e ainda arrumando tempo para fazer algo que você gosta.

    Garota do 330

    ResponderEliminar
  2. Não li nenhum desses, e gostei das sugestões e com os spoilers fica mais fácil priorizar alguns, na verdade que ja tenho alguns começados _ rs precisando retomá-los .
    Mas ,obrigada é uma postagem muito bem-vinda,
    fica meu abraço

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera conseguir ler metade disso :)
    Tenho andado muito arredada das leituras, preciso de me motivar mais.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh espero que este post tenha ajudado a aumentar essa motivação!

      Eliminar
  4. Boa tarde, Teresa
    A leitura enriquece a vida, gosto muito de ler. Que bom sua meta de ler um livro por mês. Estou lendo as cinco linguagens do amor de Deus de Gary Chapman, é um ótimo livro, bjs querida.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga, leo poco porque no tengo tiempo.
    La lectura nos enriquece, te felicito por motivar la lectura que tanta falta nos hace.
    Abrazos y besos, que tengas un precioso día

    ResponderEliminar
  6. Oi!
    Não li nenhum dos títulos mencionados, mas já tinha ouvido falar de A Criada e que bom que foi uma boa leitura.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Olá, Isabel
    Curiosamente, não li nenhum dos livros que aqui trazes. Serão sem dúvida excelentes leituras, cada uma com o seu estilo. Ótimas sugestões.
    Grato pela visita e gentil comentário no meu cantinho.

    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Parabéns por teres mantido o foco!
    O livro "Viciado" pareceu-me ser o mais interessante!
    Agora é só continuar!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      É bastante interessante, penso que vás gostar!

      Eliminar
  9. Excelentes leituras!
    Obrigado pelas sugestões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá, Isabel
    Gostei muito das suas sugestões de leitura.
    Também aprecio ler e vou colocar uma meta
    no sentido de tentar ler um ou dois livros
    por mês.
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar