quinta-feira, 26 de setembro de 2024

10 coisas que odeio em mim

No outro dia via um vídeo da Luana Carolina no youtube e nesse vídeo ela falava sobre como devemos consertar o nosso elo mais fraco e não demorar tempo a consertar uma corrente inteira. Claro que a metáfora do elo de corrente se referia à nossa vida e ao nosso objetivo, mas achei a metáfora tão interessante que tinha que partilhar.

De qualquer forma, nesse vídeo, ela recomendava vivamente que para melhorarmos em algo tivéssemos que “reparar” os nossos pontos fracos, e que, por isso, devemos fazer uma análise daquele que odiamos em nós para corrigirmos e tornarmo-nos melhores pessoas.
Achei que a ideia do exercício estava bem interessante. Tomei nota da ideia para fazer o exercício aqui no blog, entretanto comecei a escrever e percebi que não é nada fácil falarmos dos nossos defeitos, principalmente de forma tão aberta.

Seja como for, o segredo do sucesso deste exercício está efetivamente no facto de sermos honestos connosco e assumirmos perante nós que erramos e onde erramos, para posteriormente definirmos um plano de ação para corrigirmos e quem sabe extinguirmos esse defeito.

10 coisas que odeio em mim


1. Perfecionismo

Durante toda a minha vida, defendi que o perfecionismo era a minha maior qualidade, porém desde abril deste ano que percebi que o perfecionismo me traz danos colaterais como insónias, crises de ansiedade, depressão, entre outras coisas. Aquela necessidade de ter tudo bem-feito que em tempos me tornava única tem-me atualmente levado ao desespero quando percebo que nem sempre consigo atingir o patamar de perfeição a que estou habituada (independente se os motivos para isso são internos ou externos).

2. Zona de Conforto

Tenho medo de mudanças. Não sou o tipo de pessoa que dá facilmente saltos para o desconhecido aventureiramente, e claro, muitas vezes isso causa-me limitações e faz com deixe para trás algumas experiências que noutra circunstância até poderiam ser experiencia bastante interessantes. 

3. Aprendizagens especificas

E por falar em zona de conforto, outra coisa que odeio em mim é a capacidade que tenho de “avariar” se aprendo algo que considero complicado. Por exemplo, durante a minha pós-graduação, tive um módulo de estatística, que por ser muito específico, principalmente numa área em que eu já não sou brilhante, foi-me muito difícil terminar. Estou habituada a ser boa nas coisas que faço por isso quando encontro alguma dificuldade principalmente a nível cognitivo tenho muita dificuldade em resolver o problema.

4. Frustração

E se não consigo resolver um problema eis que surge a frustração... Para ser honesta não tenho problema em lidar com a frustração quando a consigo entender e sei como posso resolver o problema, porém quando me sinto incapacitada (principalmente a nível de aprendizagem) fico sem saber lidar com a situação, pois não a consigo gerir e catalogar na minha cabeça.

5. Exigente

Por vezes exijo demais de mim! Podem dizer que é muito sermos exigentes, porém muitas vezes esta exigência quase desmedida leva-me a testar os meus limites a muitos aspetos, o que já me trouxe alguns problemas de saúde.

6. Expressão Facial

Quando não gosto, e se por um lado eu já aprendi a controlar aquilo que digo, a minha cara muitas vezes fala mais do que eu. Quando não gosto de algo, ou não me sinto confortável numa situação, a minha expressão corporal acaba sempre por me deixar ficar mal. 

7. Cuidar de mim

Durante muito anos, esqueci-me de como era importante cuidar de mim. Não só fisicamente como psicologicamente. Parar e tomar consciência daquilo que necessito para me sentir não devia ser algo a ser planeado, mas sim, algo que fizesse parte da minha rotina sem ter que pensar duas vezes.

8. Dificuldade em aceitar elogios

Tento sempre dar o meu melhor, por isso quando eventualmente recebo um elogio tenho muita dificuldade em lidar com isso, pois nunca sei o que dizer ou fazer perante uma situação onde simplesmente dei o melhor.

9. Ciúmes

Pode parecer estranho, mas não sou nada, mas mesmo nada, ciumenta, aliás para ser honesta acho que nunca senti ciúmes em toda a minha vida. Apesar de isso permitir-me ter um estilo de vida leve e sempre preocupações, tenho perfeita noção que sentir ciúmes é uma reação normal do ser humano e que, em algumas circunstâncias, pode funcionar como uma ferramenta de alerta para alguma situação menos positiva.

10. TOC

Prefiro dizer que tenho um "toquesinho" que está controlado, porém, tenho tanta necessidade de ter tudo organizado e arrumado que sempre que alguma coisa saí do meu padrão começo a ficar inquieta. Confesso que nunca consultei um médico sobre isto porque sempre achei que se devia ao facto de ser extremamente organizada, porém, cada vez mais penso que possa ser realmente algum distúrbio.

E vocês, quais sãos as coisas que odeiam em vocês e que gostariam de mudar? Partilhem nos comentários e no instagram a vossa opinião sobre este assunto, e como mudam para melhor!

3 comentários:


  1. rsssss, olá, Isabel, olha amiga, eu tenho meus defeitos e minhas qualidades, porém, estou consciente de que isso é muito natural, acabo com uns defeitos e ganho outros, se erro em algumas coisas, tento corrigir. Acho que nunca serei a certinha, a sábia, isso ou aquilo. Nem quero, tenho o direito de errar e corrigir. Essas coisas que você tem e diz aí em cima, eu não odiaria, só amenizaria um pouco se lhe atrapalha.
    Eu tenho algumas destas "coisinhas" aí em cima, mas não me atrapalha, não odeio. Uma delas é a mania de perfeccionismo, mas sei domá-lo quando estou cansada ou com saco cheio. Mas não acho ruim, não! O bom você fez, reconhecer as coisas para poder e querer corrigir..
    Gostei muito desse seu texto, e vou elogiá-la, sim! rsss
    Um beijinho, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Quem não tem algo que não gosta em si mesmo,né? É boa a obervação atenta e se der, podemos mudar! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga, la perfección no existe, sino tendría que nacer de nuevo, me encanto tu post.
    Abrazos y besos

    ResponderEliminar