segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Quem nunca reduziu o volume do rádio para ver melhor o estacionamento?

Sabiam que o cérebro é o órgão que demanda mais energia do nosso corpo? À semelhança do coração, ele tem que se manter constante, ativo e regulado, para garantir que as suas funções são desempenhadas corretamente.

Basicamente o cérebro precisa de estar sempre ligado para receber e enviar informações o tempo inteiro e por esse motivo que faz escalar a conta da energia do nosso corpo.

Vamos analisar, o que aconteceria se exigíssemos mais do nosso cérebro, seria possível queimarmos mais calorias? Na prática, sim, mas esse aumento seria apenas de 1%, o que, se analisarmos bem, nem é assim tanto.

Além disso, estudos apontam que quando o cérebro humano se concentra em algo visual, a capacidade do córtex cerebral aumentava, porém, este aumento de produtividade, nas áreas responsáveis pelo desempenho visual, acaba por levar à diminuição da atividade cerebral em áreas responsáveis pela audição. Resumidamente, quando o nosso cérebro se concentra em algo visual, processamos menos sons à nossa volta, e vice-versa, ou seja, quando processamos informações auditivas, a nossa atenção em informações visuais diminui, o que me leva à questão que me trouxe aqui hoje:


Quem nunca reduziu o volume do rádio para ver melhor o estacionamento?


Pois bem, se tal como eu se questionavam porque eu é que isso acontecia, eis que afinal exige uma explicação cientifica para tal gesto. Essa explicação, prende-se com a dificuldade que o cérebro tem em processar informações visuais e auditivas ao mesmo tempo, o que o obrigada a prestar menos atenção a um ou a outro.


Dito isto, só me resta dizer que me sinto bastante satisfeita com esta explicação cientifica para o facto de ter que reduzir o volume ou desligar o rádio do carro sempre que faço um estacionamento mais complicado. Afinal trata-se de algum inerente ao cérebro humano, e não está de todo relacionado, com a idade e com o facto de eu estar a perder as minhas capacidades de jovem.


Entretanto, participa na sondagem que estou a realizar no instagram, vou adorar perceber quem mais faz este gesto tão simples!


12 comentários:

  1. Bah, certíssimo! Qualquer coisa que vou fazer, que exige muita da minha atenção, desligo rádio ou televisão... esses dois meios de comunicação nos enlouquecem, precisamos de silêncio e concentração para desenvolver outras atividades. Estacionar... exige o máximo.
    Muito boa postagem, gostei.
    Beijinho, boa semana Teresa!

    ResponderEliminar
  2. Que interessante. Eu nunca tinha observado esse detalhe sobre exigir muita atenção precisar abdicar de outra atividade para ter mais concentração.
    Boa semana!
    Lulu on the sky

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. Eu também costumo baixar o som da televisão, quando estou focada por exemplo a fazer algo no portátil.
    Estamos sempre a aprender.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah eu também, mas confesso que só percebi fazia com os estacionamentos!

      Eliminar
  4. Muy cierto cuando uno desea concentrarse baja el volumen d e las cosas. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. Olá querida, como vai?
    Eu tenho o costume de caminhar com os fones de ouvido conectados com o celular, mas nas manobras é sempre bom reduzir o volume para aprofundar o nível de observação.
    Eu sou ciclista e quando atravesso avenidas perigosos desligo o som para aumentar o nível de concentração.
    Adorei suas palavras!!!
    Lindo ingresso em outubro!!
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  6. Nao sabia dessa explicação cientifica, mas amei.

    ResponderEliminar