segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Receita # 1 - Bolo de Laranja e Chocolate

No que diz respeito à arte da culinária, os doces não são de todo o meu forte nem estão entre os meus favoritos. Contudo, esta receita de bolo de laranja, é tão simples e fácil que só não a faz quem não quiser.

Bolo de Laranja e Chocolate


Ingredientes:

  • 150gr de manteiga
  • 300gr de açúcar (coloco sempre um pouco menos)
  • 6 Ovos
  • 300gr de farinha
  • 1 Colher de sopa de fermento em pó (se a farinha já tiver fermento eu não uso fermento)
  • Sumo de duas laranjas e raspas de uma delas.
  • 200 ml de natas para culinária
  • 170gr de chocolate de culinária


Confeção:

Começa este bolo de laranja derretendo um pouco a manteiga, não ao ponto de ficar completamente líquida. Se quiseres podes optar, por a deixar, a manteiga à temperatura ambiente umas horas antes.

Separa as claras das gemas dos seis ovos. Bate as claras em castelo com pitada de sal. 

Enquanto as claras batem, começa a preparar a massa do teu bolo de laranja. Mistura os ovos e o açúcar até formar uma pasta de ovo. Junta aos poucos a farinha e quando a massa estiver muito densa junta um pouco do sumo da laranja e as respetivas raspas.

Atenção, não suposto que a massa do bolo leve a totalidade do sumo das duas laranjas, o ideal é usar só metade ou então três terços do sumo.

Depois de tudo misturado, junta aos poucos as claras em castelo, a primeira adição pode ser mais vigorosa, mas as restantes devem ser feitas com calma e de preferência com uma vara de arames para evitar retirar o ar das claras.

Coloca a massa numa forma previamente untada com manteiga e farinha (se pretenderes podes usar chocolate em pó). Leva ao forno a uma temperatura de 180º por 25 a 30 minutos. Lembra-te que a questão do tempo vai variar de forno para forno, por isso o ideal é controlares a cozedura e em caso duvida fazeres o teste o palito.


Cerca de 25 a 30 minutos depois, retira do forno e deixa o bolo de laranja arrefecer. 


Enquanto isso prepara a cobertura de chocolate, derrete o chocolate de culinária em banho-maria, e assim que ele estiver no ponto, retira do lume, junta as natas, e envolve bem.


Quando a cobertura estiver pronta reserva. Antes de cobrir o bolo de laranja é necessário fazer pequenos buracos com um palito pela superfície do bolo e depois regá-lo com o restante sumo de laranja. Espera cerca de 2 minutos para o bolo absorver o sumo da laranja antes de cobrires com o chocolate.

Decora a gosto com raspas e rodelas de laranja, depois disso é só saborear.


Espero que tenhas gostado desta receita. Se experimentares, depois não te esqueças de me dizer como correu.

50 comentários:

  1. Hmmmmm...que delícia e fiquei babando de vontade!
    Pena estou fazendo uma promessa de não comer doces!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Gracias por tu huella , buena jornada ☺️💐
    La receta se ve genial

    ResponderEliminar
  3. Nossa!! Mas é lindo e fácil, e isso é tudo comigo, Isabel, rss!
    Sem dúvida que farei!
    Aplausos!
    Uma feliz semana, muitas receitas e saúde! rss
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Depois quando experimentar a receita, diga-me o que achou!

      Eliminar
  4. Querida amiga, me encanta la combinacion de naranja con chocolate, se ve muy rica, gracias por compartirla.
    Abrazos y besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida (pelo menos para mim) uma combinação vencedora!

      Eliminar
  5. Bom dia de Paz, querida!
    Gosto muito do sabor laranja e chocolate.
    Uma receita para de fazer.
    Tenha dias abençoados na nova semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. olhando assim tá água na boca...apesar de eu achar um pouco enjoativo. Eu acho que meu filho iria adorar se eu fizesse essa receita....hahh

    ResponderEliminar
  7. Oi Teresa Isabel, que receita maravilhosa essa hem?
    Acompanhei os passos e parece ser muito fácil mesmo de fazer, principalmente por conter laranja que adoro.
    Já vai entrar para a minha listinha de receitas!!
    Obrigada por partilhar seu conhecimentos conosco e tenha uma semana maravilhosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado! Depois quando experimentares, diz-me o que achaste!

      Eliminar
  8. Adoro bolo de laranja e com chocolate adoro mais ainda, fiquei babando bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderEliminar
  9. Tem razão, Isabel.
    Bem fácil. Até eu que não sou boa em culinária
    ou pastelaria conseguiria fazê-lo. :)
    O da foto está bem apetitoso.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é bastante simples, talvez devas dar uma oportunidade!

      Eliminar
  10. This chocolate cake looks amazing, thank you for sharing this recipe.

    ResponderEliminar
  11. Interesting article I just read here on your blog, I am following your articles a few days and there is a lot of interesting information I liked.
    Meu blog: storysaver

    ResponderEliminar
  12. Oi, Isabel.
    Que delícia! Adoro bolo de laranja, é um dos meus favoritos! Vou guardar a receita.
    Boa quarta-feira! 🎉💐🎈

    https://mesaesobremesas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado da receita! Quando experimentares diz-me!

      Eliminar
  13. Bom dia, Teresa
    Bolo delicioso, gostei da receita, bjs querida.

    ResponderEliminar
  14. Já se comia daqui a pouco ao lanche :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Um aspeto delicioso e parece ser bem fácil de fazer.
    Já guardei a receita, obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oi, Isabel! Adoro comer bolo de laranja e chocolate. Hummmm que delicia. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Yummy! I love orange in chocolate. The best combination! 😋

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  18. Olá, Isabel, ótima postagem, também passando para desejar a você
    um ótimo final de semana, saúde e paz.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  19. Laranja e chocolate são uma óptima combinação! O bolo deve estar uma delícia, obrigada pela receita! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. Uma hora dessas isso aparecer na tela do computador pra mim não é nem justo, fiquei com vontade!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ah ah trata-se de uma sugestão para a sobremesa!!!!

      Eliminar
  21. Ai que fome em ver essa receita Isabel. Fiquei com água na boca.
    Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  22. Eu vou tentar fazer esse bolo amanhã, gostei muito da receita e da forma como você explicou.

    Abraço!
    www.blogdalanne.pt

    ResponderEliminar
  23. Querida Isabel,
    Que delícia esse bolo de laranja e chocolate, realmente não parece ser difícil de fazer apesar de trabalhoso, mas me deixou com água na boca. Adoro bolo de laranja e com chocolate fica melhor ainda, muito gostoso.
    Beijos e abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentares a receita, depois diz-me o que achaste!

      Eliminar
  24. Oi Isabel, eu não sou muito prendada na cozinha, mas a receite realmente parece fácil de ser executada. Fiquei com água na boca!

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderEliminar
  25. Delicioso pastel uno de mis preferidos!! beso

    ResponderEliminar